História do SENAI Marília

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial foi criado, em 22 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei n.º 4.048, assinado pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Era um momento histórico marcante, no qual a indústria brasileira enfrentava as circunstâncias da Segunda Guerra Mundial, que agravava a questão da demanda de mão-de-obra qualificada. O SENAI surgia como resultado de um longo fluxo de ações e esforços de implantação do ensino industrial no Brasil, exatamente uma semana antes da Lei Orgânica do Ensino Industrial.

Em 21 de julho de1952, aescola iniciava suas atividades com a denominação de Escola SENAI de Marília, cuja inauguração oficial deu-se em 22 de novembro do mesmo ano. Em 18 de maio de1984, aFederação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) decidiu homenagear o industrial José Polizotto, que tanto colaborou para o engrandecimento da indústria paulista, atribuindo o seu nome como patrono desse Centro de Formação Profissional (CFP).

Com o passar do tempo, com o know-how adquirido, e a transformação de Marília como pólo regional de desenvolvimento os cursos do SENAI foram estruturados, com ênfase no preparo técnico do profissional sem, contudo, descuidar-se da sua formação integral, objetivando atender à demanda de profissionais qualificados para o mercado de trabalho na indústria de Marília e ao mesmo tempo cidadãos comprometidos com a melhoria da sociedade.

Missão

Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

Visão

Consolidar-se como líder nacional em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria brasileira, atuando com padrão internacional de excelência.

Princípios Que Norteiam as Ações do SENAI em Marília

- Satisfação do Cliente.

- Busca de Melhora Contínua.

- Valorização dos Recursos Humanos.

- Inovação Constante de Produtos e Serviços.

- Construção de Parcerias.

- Comprometimento Social com a Formação Cidadã.

- Metodologia Educacional.